Coppe lança versão revisada do primeiro livro escrito por seu fundador, o professor Alberto Luiz Coimbra

A edição revisada do livro Mecânica dos fluidos, primeira de dez obras escritas pelo fundador da Coppe, professor Alberto Luiz Coimbra, foi lançada pela Coppe dia 21 de maio. O livro foi apresentado no evento Coppe em cinco décadas: a arte de antecipar o futuro, no qual o professor Coimbra, hoje com 91 anos, foi homenageado.

O evento marcou também o lançamento da revista Engenharia e inovação e a abertura da exposição Coppe em cinco décadas. A mostra ficará em cartaz, de 21 de maio a 31 de julho, no Espaço de Arte da Coppe e poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas. A entrada é franca.

No início dos anos 1960, não havia material didático especializado em língua portuguesa para muitos dos cursos de engenharia ministrados no Brasil. A necessidade de suprir essa carência aliada ao seu talento natural para o trabalho acadêmico, levaram o professor Alberto Luiz Coimbra, a escrever livros que pudessem incentivar e motivar seus alunos.

O engenheiro e químico industrial – que empresta seu nome à instituição que fundou em 1963 e que se tornou o maior centro de ensino e pesquisa em engenharia do país – elaborava suas aulas com esmero, de forma a torná-las compreensíveis e atraentes. E foram justamente as notas de 55 aulas do curso de Mecânica dos Fluidos ministrado por ele na época que deram origem a esse primeiro livro, de grande valor didático.

A obra, lançada pela editora E-papers, foi revisada pelos professores da Coppe Luiz Bevilacqua (Programa de Engenharia Civil) e Juliana Loureiro (Programa de Engenharia Mecânica), com apoio do professor Fernando Pereira Duda (Programa de Engenharia Mecânica). O lançamento da obra, que foi editada no início dos anos 1960 sob a forma de apostila, só foi possível graças à existência de um único exemplar na Biblioteca de Obras Raras do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ.

Selo “Coppe Edições Históricas”

O lançamento do livro Mecânica dos fluidos marcou a estreia do selo “Coppe Edições Históricas”, cuja proposta é recuperar a produção científica de professores como Coimbra, que, com seu trabalho acadêmico, ajudaram a construir uma sólida pós-graduação em engenharia no Brasil, fazendo da Coppe sinônimo de qualidade em ensino e pesquisa.

Os editores destacam o conteúdo e a abrangência da obra, surpreendente para a época em que foi escrita. Os capítulos relacionados a temas como camada-limite e turbulência tratam de aspectos complexos, que só viriam a ser popularizados anos mais tarde.  No intuito de democratizar o acesso à obra por estudantes de engenharia, a versão digital do livro será disponibilizada em breve, gratuitamente, pelo site da editora E-papers (http://www.e-papers.com.br/).

A edição do livro e da revista e a realização da exposição contaram com o patrocínio e apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Ministério de Minas e Energia; Eletrobras Furnas; Petrobras; Halliburton; GE; Braskem e Itaipu.